Enquanto os alemães votaram Seu Partido Pirata no Parlamento em Schleswig-Holstein no último domingo, tambem gregos foram as eleições. O Partido Pirata Grego fez uma primeira eleição surpreendente .
O Partido Pirata Grego, Κόμμα Πειρατών Ελλάδας, foi fundado em 14 de janeiro deste ano,obtendo 32.487 votos menos de quatro meses depois – pouco mais de meio por cento dos votos gregos – é nada menos que fenomenal. Ainda que rompendo através da conscientização da classe popular nos meses anteriores, é fenomenal.
Deve-se notar que a distância entre nada e 0,5 por cento é muito maior que a distância entre 0,5 e 5 – uma vez que você começar a atingir 2 a 3 por cento você alcança o seu próprio espaço nas pesquisas, e se tornar “elegível”, você tem uma chance no parlamento, assim você não é mais um voto desperdiçado.
O Partido Pirata Grego postou uma carta de agradecimento bem feita e elegante a todos os 32.487 cidadãos pela confiança.
Eu tive o privilégio de conhecer alguns dos ativistas do PP Grego, enquanto estava em Praga no mês passado, na reunião do Partido Pirata Internacional. Nessa reunião, os nossos irmãos e irmãs gregos estavam tambem formando a comunidade.
Eu acho que isso significa a profundidade e extensão da comunidade do Partido Pirata e a força das origens que viemos. A Grécia é bastante diferente da Suécia, onde “o movimento” começou há seis anos, e ainda assim se pode observar no movimento politico avanços muito rápidos por lá também. É como a diferença entre Berlin e as eleições da Alemanha Saarland, que eram tão diferentes quanto a noite e o dia, e ainda assim o Partido Pirata prevaleceu.
Eu estou realmente ansioso para os próximos cinco anos.Entretanto, Συγχαρητήρια, Ελλάδα.